domingo, 18 de maio de 2014

A formação em Picuí - primeiros momentos

Escola: EEEFM Professor Lordão
Orientador de Estudos: Inajar Nascimento Araújo

1° Encontro

Nosso primeiro encontro na E. E. E. F. M. Professor Lordão ocorreu no dia 25 de abril do corrente ano. Neste momento, foi apresentado para nossos professores o programa do Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio, suas etapas e a organização de toda formação. Enfatizando sempre que este é o momento de nós, como formadores de opiniões e agentes transmissores de conhecimento, traçarmos novos rumos e modificarmos o nosso sistema de educação. O governo está nos dando essa oportunidade de virarmos o jogo e mostrarmos a nossa cara, a nossa identidade e de nossos educandos em nossas escolas, mais para isso, precisamos que todos acreditem e participem desse momento histórico de nosso País.


2° Encontro

O segundo encontro foi trabalhado o Caderno I que foi divido em dois momentos: na primeira parte estudamos – Ensino Médio – Um balanço histórico institucional e Desafios para o ensino médio. Durante a semana em seu dia de estudo os professores leram em grupos e debateram sobre esses temas. Na sexta-feira dia 02 de maio, trouxeram suas reflexões, propuseram algumas ações que acharam pertinentes. Identificaram que hoje nunca se teve tanto acesso a nossas escolas, mas um grave problema enfrentado é garantir a permanência desses alunos matriculados. Uma das ações propostas é que a Escola procure conhecer mais os seus alunos, para que possa criar vínculos duradouros e assim reverter esse quadro em nossas escolas.


3° Encontro

Neste terceiro momento foram trabalhados os capítulos II e IV do caderno I. Novamente em seu dia de estudo os professores refletiram sobre os temas e na sexta-feira dia 09 de maio, fizemos um grande debate. Vejamos algumas questões levantadas pelos professores: a escola já faz projetos voltados para a realidade do aluno e que esta caminhando na proposta de formação Humana Integral; o incentivo do governo através de bolsas é válido, porém, a forma de cobrar a permanência dos filhos nas escolas deve ser repensada; e os maiores desafios: conseguir chegar à universalização de fato e, trazer a família para escola, que ela não venha por obrigação, mas sim, para ver o sucesso de seus filhos. 


4° Encontro


Neste quarto encontro, iniciamos o segundo caderno. Nossos professores fizeram seus estudos durante a semana e na sexta-feira dia 16 de maio, assistimos ao vídeo: O Desafio do Passinho: Uma Forma de ExpressãoCorporal e Sociocultural, relacionado ao tema. Desta vez resolvi modificar um pouco e fiz um slide com algumas passagens do texto, para que pudéssemos aprofundar nosso debate.  Um ponto muito discutido foi o jogo de “culpados” que sempre existe entre professores e alunos. Além disso, como podemos transformar a nossa escola, para que o ambiente escolar venha a ser prazeroso e que nossos educandos venham, por obrigação, porque foram forçados em casa, mas sim, pela alegria de estar na escola. 

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