Orientador de Estudos: Inajar Nascimento Araújo
1° Encontro
Nosso primeiro encontro na E. E. E. F. M. Professor
Lordão ocorreu no dia 25 de abril do corrente ano. Neste momento, foi
apresentado para nossos professores o programa do Pacto Nacional Pelo
Fortalecimento do Ensino Médio, suas etapas e a organização de toda formação.
Enfatizando sempre que este é o momento de nós, como formadores de opiniões e agentes transmissores de conhecimento, traçarmos novos rumos e modificarmos o nosso sistema de educação. O governo está nos dando essa oportunidade de virarmos o
jogo e mostrarmos a nossa cara, a nossa identidade e de nossos educandos em nossas
escolas, mais para isso, precisamos que todos acreditem e participem desse
momento histórico de nosso País.
2° Encontro
O segundo encontro foi trabalhado o Caderno I que foi divido em dois momentos: na primeira parte estudamos – Ensino Médio – Um balanço
histórico institucional e Desafios para o ensino médio. Durante a semana em seu
dia de estudo os professores leram em grupos e debateram sobre esses temas. Na
sexta-feira dia 02 de maio, trouxeram suas reflexões, propuseram algumas ações
que acharam pertinentes. Identificaram que hoje nunca se teve tanto acesso a
nossas escolas, mas um grave problema enfrentado é garantir a permanência desses alunos
matriculados. Uma das ações propostas é que a Escola procure
conhecer mais os seus alunos, para que possa criar vínculos duradouros e assim
reverter esse quadro em nossas escolas.
3° Encontro
Neste terceiro momento foram trabalhados os
capítulos II e IV do caderno I. Novamente em seu dia de estudo os professores refletiram
sobre os temas e na sexta-feira dia 09 de maio, fizemos um grande debate.
Vejamos algumas questões levantadas pelos professores: a escola já faz projetos
voltados para a realidade do aluno e que esta caminhando na proposta de
formação Humana Integral; o incentivo do governo através de bolsas é válido, porém, a forma de cobrar a permanência dos filhos nas escolas deve ser repensada; e os maiores desafios: conseguir chegar à universalização de fato e, trazer a família para escola, que ela não venha por
obrigação, mas sim, para ver o sucesso de seus filhos.
4° Encontro
Neste quarto encontro, iniciamos o segundo caderno.
Nossos professores fizeram seus estudos durante a semana e na sexta-feira dia
16 de maio, assistimos ao vídeo: O Desafio do Passinho: Uma Forma de ExpressãoCorporal e Sociocultural, relacionado ao tema. Desta vez resolvi modificar um
pouco e fiz um slide com algumas passagens do texto, para que pudéssemos
aprofundar nosso debate. Um ponto muito
discutido foi o jogo de “culpados” que sempre existe entre professores e alunos. Além disso, como podemos transformar a nossa
escola, para que o ambiente escolar venha a ser prazeroso
e que nossos educandos venham, por obrigação, porque foram forçados em casa,
mas sim, pela alegria de estar na escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário